Qualificação Ambiental
Soluções PRECISO para qualificar sua área limpa, seu sistema de exaustão, seu ambiente controlado ou, simplesmente, sua capela de fluxo laminar ou sua capela de segurança biológica.
Verificação da capabilidade do equipamento estudado dentro do seu processo.
Verificação da capacidade de um equipamento de atingir e estabilizar a temperatura predeterminada, de forma homogênea, durante um tempo de exposição pré-estabelecido.
Metodologias e Normas
Qualificação de Operação: Comprovação, mediante testes documentados, da capabilidade de um equipamento em atender os requisitos de operação, em condições de funcionamento, sem carga.
Desempenho exigido: Condições físicas exigidas para cada tipo de teste, para aprovação dos resultados. O desempenho pode ser informado sobre a forma >x, >=x, <x, <=x, Entre x e y.
Desempenho verificado: Condições de temperatura e tempo verificados durante teste de qualificação, informado sobre a mesma forma que o Desempenho exigido.
Condição de operação: Estado de ocupação da área sendo qualificada. Podendo ser "Em repouso " (Sem ninguém) ou "Em operação" (com funcionários trabalhando na área). Neste caso, será informado a quantidade de pessoas no ambiente durante a realização dos testes.
Objetivo: Verificar a velocidade do ar e Calcular a taxa de renovação do ar (trocas/h) nas área(s), cabine(s), capela(s) ou sala(s) de manipulação dedicada(s) ou exaustão.
Ainda é realizado:
Teste de Temperatura e Umidade Relativa
Teste de Pressão Sonora Relativa
Teste de Iluminância
Manutenção Preventiva
e demais procedimentos para garantir a qualidade de cada equipamento.
Equipamentos
Área Limpa
Ante-Câmara
Cabine Dedicada para manipulação
Capela de Segurança Biológica
Capela de Fluxo Lâminar
Capela de Exaustão
Sistema de Exaustão